Text Size

Grama centipede (Eremochloa ophiuroides)

A grama centipede é uma espécie de grama C4 que se acredita ser originalmente encontrada em áreas quentes e com chuvas intensas na China. Sua cor é verde claro, com a folha apresentando uma textura mediana.

Foto 1: Grama centipede geralmente utilizada em jardins.

A grama centípede é geralmente usada em gramados ou jardins, já que formam um gramado denso. Ela se espalha por estolões que crescem lentamente, por isso seu potencial de recuperação de desgaste e tráfego é lento. A esta grama pode ser qualificada como razoável em relação à sua tolerância ao calor, sombras e seca.

A manutenção da grama centipede é baixa, e ela é adaptável a uma variedade de solos. Entretanto, quando o pH do solo excede 7,5,  ela se torna clorótica e fica amarela. Em solos com pH mais alto, aplicações de ferro são necessárias para corrigir o amarelamento da grama. Os requerimentos de fertilização são baixos, com as aplicações de nitrogênio de 0,5 a 1 kg 100 m-2 ano-1. A altura de corte fica entre 3 e 5 cm.

Foto 2: Grama centipede com presence de inflorescência. A cor vermelha da planta é uma resposta a temperaturas baixas.

A grama centipede é susceptível a várias pragas. Um problema associado com gramados de centípede nos Estados Unidos é chamado de “declínio da grama centípede”. Pequenas áreas circulares mortas aparecem no início da primavera. As áreas não assumem coloração verde na primavera e sofrem durante estresse de seca. O declínio normalmente aparece depois de vários anos de um gramado saudável e de boa aparência. A causa do declínio não é compreendida até hoje, mas pode estar relacionada a pestes incluindo nematoides, fairy ring ou pérolas-da-terra.

PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT